O Templo da YpY

Sejam muito bem-vindos a mais um post!

Estão curtindo nossa DoKa? Quê?! Não se inscreveu AINDA? Bora lá!

A gente tem falado muito das nossas referências do folclore brasileiro em nossos jogos nos posts anteriores. A galera que jogou Aritana and The Harpy’s Feather falou bastante sobre isso na época do lançamento e até hoje é uma referência.

Agora com Aritana and The Twin Masks, teve um pessoal que achou estranho quando dissemos que o jogo se passaria no Templo da YpY, local que abriga a Árvore da Vida.

Aritana no primeiro jogo saiu de sua tribo em busca da pena da Harpia. Nisso tinha muita referência aos costumes indígenas brasileiros mesmo. Já para o segundo jogo, nós queríamos expandir os conceitos e ir além da nossa cultura.

Os índios brasileiros não tinham o habito de erguer templos de adoração a deuses ou se quer construir edificações com propósitos semelhantes. Pelo menos do que conhecemos hoje sobre seus comportamentos no passado. Muita coisa se perdeu por conta da colonização e tal. 😞

Então de onde surgiu essa ideia pro segundo jogo?

Ricardo Duaik, produtor do jogo, passou um tempo no México e se encantou com a cultura local. Ele teve nas construções MAIAS e ASTECAS, sejam nas pirâmides ou nas edificações de adoração aos deuses, inspiração para idealizar o grande templo da YpY.

Além disso, há muito da nossa cultura MARAJOARA. Rica em sua iconografia e pelas suas representações tanto da figura humana quanto de animais e natureza, muito representada por suas cerâmicas. A ideia central era pegar a parte de estrutura de tribos indígenas do México, e misturar com a arte marajoara nossa.

Podemos ver no nosso jogo tanto das pirâmides quanto da arte marajoara nas inscrições sempre puxando para a dualidade das coisas (sol, com o círculo e curvas) e a lua (com quadrados e retas).

É um templo de pedra, com as veias de bismuto energizados pela própria árvore YpY. Uma pedra nacional que tem todo um ar mágico. É ela que faz o templo flutuar. O interior do templo e das construções é feito dessa pedra. Já suas portas possuem a forma circular, porém a moldura quadrada.

Essa brincadeira da DUALIDADE pode ser vista no logo do jogo também, com as duas metades e o marajoara com curvas de um lado, e outro de ângulos retos.

Viu como a gente gosta de pegar vários elementos e dar a nossa cara?!

TUDO TEM UM SENTIDO quando você joga nossos jogos.

Agora se você quer saber mais sobre o universo dos jogos de Aritana, lembrem-se que temos QUADRINHOS!

E em breve teremos mais posts com MAIS curiosidades sobre Aritana and The Twin Masks!

(NÃO ESQUECE DA DoKa! Convide os amiguinhxs!)

Até mais!!!